Subestratégia 2.1.1.1 – Base de dados espaciais para identificação de áreas de alto valor de conservação em propriedades manejadas por empresas do setor florestal.

Resultado final esperado: Base de dados com áreas de alto valor para conservação para áreas do setor florestal elaboradas.

O Projeto GEF Áreas Privadas irá propor uma análise espacial multicritério, por meio de uma construção participativa, das áreas com alto valor de conservação e áreas prioritárias para recuperação dentro das propriedades de empresas do setor florestal, visando melhorar a tomada de decisão sobre quais áreas devem ser conservadas, quais áreas devem ser recuperadas e otimizar os resultados obtidos. Pretende-se com as análises espaciais considerar o contexto da paisagem e potenciais benefícios advindos da conservação destas áreas, incluindo a redução do risco de extinção de espécies e a mitigação das mudanças climáticas.

Os mapas gerados auxiliarão na:

  • Identificação do potencial de regeneração natural nessas áreas;
  • Indicação de áreas prioritárias para a biodiversidade, considerando aquelas que trazem mais benefícios socioambientais e que aproximam mais as empresas de suas metas ambientais;
  • Incorporação dos resultados obtidos em programas de conservação, certificação, compensação e mitigação de impactos ambientais das empresas; e
  • Implementação de manejo integrado da paisagem.