Biodiversidade em florestas plantadas

O setor florestal brasileiro desenvolve e emprega práticas amigáveis à biodiversidade em seus negócios. Diversas empresas manejam suas áreas plantadas uma matriz de vegetação nativa que funcionam como corredores ecológicos. Essas empresas também desenvolvem tecnologias para restaurar, monitorar e prever os efeitos das mudanças climáticas. Este setor ocupa grande cobertura em áreas privadas: 13 milhões de hectares são administrados por essas empresas florestais e 5 milhões estão em APP e RL. Além disso, este setor também tem uma participação nacional e internacional em iniciativas relacionadas a desafios ambientais. 

Neste componente, o Projeto GEF Áreas Privadas busca estabelecer um acordo com as empresas do setor florestal para viabilizar o compartilhamento de informações sobre as ações de conservação e recuperação realizadas dentro de suas áreas, para que sejam contabilizadas nas metas de biodiversidade do governo brasileiro. Adicionalmente, o Projeto pretende apoiar as empresas para melhorarem as ações que já executam através do desenvolvimento de uma análise espacial multicritério, considerando a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação e incluindo o monitoramento da biodiversidade nas suas áreas.

A parceria com as empresas do setor florestal dará visibilidade à uma grande quantidade de dados sobre a biodiversidade dessas áreas privadas, – incorporando estes dados, principalmente, para o atingimento de metas nacionais de conservação da biodiversidade e mitigação de mudanças climáticas – além de contribuir de forma estratégica para aumentar a qualidade da conservação, recuperação e monitoramento das mesmas e servir de exemplo de boas práticas para outros setores.

Para atingir os objetivos do Projeto relacionados a este componente, foram delineadas 2 subestratégias de ação, detalhadas abaixo.