Travessia do Mico-Leão-Dourado avança com mapeamento de novos trechos na Mata Atlântica fluminense

Thiago de Jesus/AMLD
Dando continuidade ao levantamento dos principais atrativos naturais da região, segue em desenvolvimento a Travessia do Mico-Leão-Dourado, uma trilha de longo curso que conecta áreas de relevância ecológica na Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. A ação integra o eixo de ecoturismo do Projeto GEF Áreas Privadas.
Na última quarta-feira, 09 de julho, foi realizada a quarta etapa de mapeamento técnico, percorrendo as regiões do Imbaú e Gaviões, com passagem pela Cachoeira Grande (também conhecida como Cachoeira Secreta, no município de Silva Jardim).
A atividade teve como objetivo identificar trechos, pontos de apoio e atrativos naturais, como os rios locais, além de analisar possibilidades de manejo no traçado. Esse trecho é um dos mais abundantes em recursos hídricos de toda a trilha, sendo um convite para a contemplação e conexão com a natureza.

Thiago de Jesus/AMLD
“Em breve estaremos organizando alguns eventos para todos conhecerem cada cantinho dessa grande trilha”, disse Anderson Ribeiro, coordenador geral do projeto, que, nesta ação, contou com o apoio de Jorge Leite no mapeamento de campo, Luiz Thiago de Jesus no registro de imagens para a comunicação e Mardone Castro no apoio logístico.
Vale lembrar que A Travessia do Mico-Leão-Dourado será integrada à Volta ao Rio, trilha estadual de longo curso que conecta os principais pontos de ecoturismo no Rio de Janeiro.
Assista no vídeo as imagens da expedição para mapeamento da trilha.
Texto: Ariane Ludmila Marques/AMLD