Skip to content

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos e diversos do planeta. Originalmente, a vegetação do bioma cobria mais de 1,3 milhão de km² ao longo do litoral brasileiro. Hoje restam apenas cerca de 24% da vegetação nativa, distribuída em fragmentos isolados.

Localizada no estado do Rio de Janeiro, a Área de Proteção Ambiental (APA) São João é um hotspot global de biodiversidade. Lar de espécies únicas, como o mico-leão-dourado que está ameaçado de extinção.

O GEF Áreas Privadas ajuda a conservar a biodiversidade na região promovendo educação ambiental, valorização da cultura e geração de renda. Isso é feito por meio do ecoturismo, restauração ecológica, gestão territorial da paisagem, monitoramento da biodiversidade e agroecologia e pecuária sustentável.

Confira as últimas notícias sobre essa área-piloto:

div-degrade
marca-gefap-assinatura-cor-pos

O Projeto GEF Áreas Privadas – Conservando Biodiversidade em Paisagens Rurais é coordenado tecnicamente pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua gestão financeira é realizada pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Os principais objetivos são contribuir para a conservação da biodiversidade, fortalecer a provisão de serviços ecossistêmicos e ampliar o manejo sustentável da paisagem, em áreas privadas no Brasil.

marca-gef-cor-pos-hor
marca-onu-cor-pos-hor
marca-iis-cor-pos-hor
marca-gov-brasil-cor-pos-hor

Siga o GEF Áreas Privadas

Receba nossa Newsletter
marca-gefap-pos-hor

© 2013-2025 GEF Áreas Privadas e IIS Instituto Internacional para Sustentabilidade