Skip to content

Cerrado

O Cerrado abriga cerca de 5% da biodiversidade do planeta, sendo reconhecido como a savana mais biodiversa do mundo. O bioma ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro e desempenha papel essencial na proteção das nascentes das maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Sua vegetação diversa e adaptada ao clima seco é lar de milhares de espécies únicas de fauna e flora.

Localizada dentro do bioma Cerrado, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto é um território de alta relevância ecológica, com riqueza de biodiversidade e espécies endêmicas. No entanto, a região enfrenta sérios desafios, como o avanço do desmatamento, que já comprometeu grande parte de sua vegetação nativa.

O GEF Áreas Privadas ajuda a conservar a biodiversidade na APA de Pouso Alto promovendo educação ambiental, valorização da cultura e geração de renda. Isso é feito por meio do ecoturismo, gestão territorial da paisagem, monitoramento da biodiversidade e agroextrativismo sustentável.

Confira as últimas notícias sobre essa área-piloto:

div-degrade
marca-gefap-assinatura-cor-pos

O Projeto GEF Áreas Privadas – Conservando Biodiversidade em Paisagens Rurais é coordenado tecnicamente pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), financiado pelo Global Environment Facility (GEF) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sua gestão financeira é realizada pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Os principais objetivos são contribuir para a conservação da biodiversidade, fortalecer a provisão de serviços ecossistêmicos e ampliar o manejo sustentável da paisagem, em áreas privadas no Brasil.

marca-gef-cor-pos-hor
marca-onu-cor-pos-hor
marca-iis-cor-pos-hor
marca-gov-brasil-cor-pos-hor

Siga o GEF Áreas Privadas

Receba nossa Newsletter
marca-gefap-pos-hor

© 2013-2025 GEF Áreas Privadas e IIS Instituto Internacional para Sustentabilidade