Subestratégias 3.2.1.1 a 3.2.1.5 – Base de dados espaciais sobre o valor de conservação de áreas privadas para cinco regiões biogeográficas (Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa).

Resultado final esperado: Bases de dados com áreas de alto valor para conservação elaboradas para cinco regiões biogeográficas (Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa).

Subestratégias 3.2.2.1 – Programa de engajamento e treinamento para agentes federais e estaduais para integrar o valor de conservação de áreas privadas em políticas públicas.

Resultado final esperado: Políticas públicas incorporando as bases de dados de alto valor para conservação.

O Projeto GEF Áreas Privadas desenvolverá, por meio de um processo participativo, uma análise espacial multicritério sobre o valor de conservação das áreas privadas para cinco das seis regiões biogeográficas brasileiras (Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), tornando possível a identificação das áreas privadas que mais contribuem para a conservação da biodiversidade no Brasil, a partir da interação conjunta com critérios sociais e econômicos.

Serão propostas três políticas públicas para que estas análises sejam incorporadas e será realizado um processo de articulação e engajamento com atores responsáveis por tais políticas. O Projeto oferecerá capacitações para que os agentes federais e estaduais possam acessar, interpretar e utilizar os bancos de dados produzidos nos processos de tomada de decisão e implementação das políticas públicas.