Compartilhe
18.03.2025
Segunda fase do Projeto GEF Áreas Privadas é lançada na APA da Bacia do Rio São João

Luís Paulo Ferraz (secretário executivo da AMLD), Roberta Leocádio Dias (representante do ICMBio) e Mayne Assunção (coordenadora técnica do Projeto GEF) durante o lançamento da segunda fase da ação na sede da AMLD em Silva Jardim
A segunda fase do Projeto GEF Áreas Privadas (GEF AP) foi lançada no sábado (22/02), na sede da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), em Silva Jardim, Rio de Janeiro. O evento reuniu moradores da região, representantes da AMLD, da equipe do GEF AP, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de secretarias municipais.
Durante a cerimônia, o secretário executivo da AMLD, Luís Paulo Ferraz, e a coordenadora técnica do projeto, Mayne Assunção, apresentaram as principais ações previstas para esta nova fase (2024 a 2026). O planejamento das atividades foi construído de forma participativa, envolvendo diversos setores locais. O evento também contou com a participação remota do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Carlos Eduardo Marinelli, e do presidente do Conselho Deliberativo da AMLD, professor Carlos Ramon Ruiz.

Luís Paulo Ferraz (secretário executivo da AMLD), Roberta Leocádio Dias (representante do ICMBio) e Mayne Assunção (coordenadora técnica do Projeto GEF) durante o lançamento da segunda fase da ação na sede da AMLD em Silva Jardim
A AMLD será responsável pela coexecução do projeto na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, atuando em cinco eixos temáticos: agroecologia e pecuária sustentável, monitoramento da biodiversidade, restauração ecológica, ecoturismo e gestão territorial da paisagem. Além disso, o projeto também contará com ações de educomunicação transversal a todos os eixos, cujo objetivo é fortalecer a consciência ambiental, incentivar a participação ativa e gerar mudanças de comportamento.
“A satisfação em estar na APA São João, junto aos atores locais e à AMLD, para celebrar a retomada do Projeto GEF Áreas Privadas neste território é enorme. A reestruturação do projeto, fruto de uma abordagem participativa conduzida pelo MMA e seus parceiros estratégicos, me deixa entusiasmada para trabalharmos juntos em prol da conservação das áreas privadas”, afirmou Mayne Assunção, coordenadora técnica do projeto.

Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Carlos Eduardo (Caê) Marinello e o Presidente do Conselho Deliberativo da AMLD, prof. Carlos Ramon Ruiz, participaram à distância do lançamento da segunda fase do projeto em Silva Jardim
O GEF Áreas Privadas é estruturado em três componentes interligados. A AMLD será responsável pela coexecução do Componente 1 na Mata Atlântica, especificamente na APA do Rio São João. O objetivo deste componente é fortalecer o valor da conservação da biodiversidade e da paisagem das áreas privadas incentivando paisagens produtivas nos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica. No Cerrado, a Funatura será a coexecutora dessa frente de trabalho.
Para mais informações, acompanhe as atualizações do GEF Áreas Privadas no site e no nosso Instagram.
Com informações: AMLD