É com grande satisfação que o Projeto GEF Áreas Privadas anuncia o início das atividades de monitoramento de mamíferos de médio e grande porte na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, localizado no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As atividades, já estão em andamento, estão sendo realizadas pela Fundação Pró Natureza (Funatura).

No primeiro semestre de 2022, serão instaladas armadilhas fotográficas que irão monitorar espécies como a raposinha-do-campo e tamanduá-bandeira. Com isso, será possível entender como essas espécies respondem aos diferentes tipos de uso da terra, como as atividades agropecuárias e áreas protegidas, além do tipo de cobertura vegetal.

O monitoramento dará subsídios à equipe do Projeto e à outras instituições no planejamento de ações que diminuam os impactos das atividades da região sobre as espécies, buscando conciliar a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento socioeconômico. Os proprietários que tenham interesse em contribuir através da instalação de armadilhas fotográficas em suas propriedades (a serem selecionadas de acordo com critérios específicos do Projeto), podem entrar em contato pelo e-mail gef.areasprivadas@gmail.com.