Subestratégia 1.2.1.2 – Monitoramento de espécies ameaçadas codesenvolvido com instituições de pesquisa chave.

Resultado final esperado: Espécies com monitoramento implementado/ melhorado.

O Projeto GEF Áreas Privadas está desenvolvendo um Plano para Monitoramento de Espécies Ameaçadas de Extinção na APA de Pouso Alto, juntamente com instituições-chave de pesquisa. Para isso, o Projeto delimitou os mamíferos de médio e grande porte como grupo alvo para guiar as suas ações nessa frente de atuação.

As espécies de mamíferos selecionadas são consideradas espécies indicadoras de qualidade do habitat (aquelas capazes de fornecer informações sobre os ambientes que ocupam) e algumas são, também, espécies guarda-chuva (que requerem uma grande área protegida para sobreviverem e, portanto, quando protegidas, ocasionam a proteção de outras espécies). 

A Fundação Pró-Natureza (Funatura) foi a instituição contratada pelo Projeto GEF Áreas Privadas para implementar o Plano de Monitoramento. 

As atividades compreendidas por esse monitoramento incluem a implementação de armadilhas fotográficas em diferentes paisagens na área piloto. A partir da análise dos dados levantados, o projeto pretende gerar conhecimento sobre o estado atual das espécies alvo e seus diferentes usos das paisagens, ajudando assim a desenvolver futuras estratégias para a persistência dessas espécies.