Subestratégia  3.1.1.1 – Estratégia para implementação de soluções para os gargalos relacionados ao manejo sustentável da vegetação nativa em Reserva Legal (RL) no Brasil, incluindo subsídios para a implementação de incentivos, em especial Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Subestratégia 3.1.1.2 – Documento orientador para a regulamentação e incentivo ao manejo sustentável de vegetação nativa em RL no Brasil, com foco em PSA.

Resultado final esperado: Orientação para regulamentação e incentivo ao manejo da vegetação nativa em RL publicada via Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e defendida junto a agentes públicos, contribuindo para que as unidades federativas possam desenvolver ou aprimorar suas diretrizes e implementar programas de incentivos em RL, em especial PSA.

O Projeto GEF Áreas Privadas avaliará os obstáculos atuais quanto à aplicação do Manejo Sustentável da Vegetação Nativa (MSF) em RLs, considerando a conservação da biodiversidade e provisão dos serviços ecossistêmicos. Uma vez levantados os obstáculos, será construída uma proposta de soluções por meio de um processo participativo com as partes interessadas e com base na legislação vigente. Esta proposta subsidiará a elaboração de um documento orientador para a regulamentação e incentivo ao manejo da vegetação nativa em RL nas seis regiões biogeográficas brasileiras (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal).